segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Antigo vs Atual - Arcos da Lapa

 O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se na região da Lapa , no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é, hoje, um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.
A estrutura, em pedra argamassada, apresentava originalmente 270 metros de comprimento por 17,6 metros de altura. Em estilo românicocaiada, possui 42 arcos duplos na parte superior. Em sua construção foi empregada a mão de obra de escravos indígenas e africanos.
Em 2011, um turista francês morreu ao cair dos Arcos da Lapa. Ele seguia em pé no estribo quando se desequilibrou ao tentar bater uma foto, ficou preso na mureta e caiu em um vão existente entre o carro e as grades da mureta.
Conservados pelo poder público, em nossos dias, os antigos arcos coloniais servem de pano de fundo para diversos eventos, como as festividades da Semana Santa e o tradicional Auto de Natal da cidade.

Antigo vs Atual - Cristo Corcovado



A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. 
O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem 30 metros de altura, sem contar os 8 metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 635 toneladas e está localizada no pico de 700 metros (2.300 pés) Corcovado, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca com vista para a cidade. É a segunda maior escultura de Cristo no mundo.